Programas

Saiba como funciona o Instituto Refazer e conheça a estrutura.

Como funciona o Refazer?

TODOS OS PROGRAMAS E O ATENDIMENTO

Atendimento às famílias na sede do Instituto, em Botafogo.
Para o trabalho junto às famílias ser completo e acolhedor, nosso programas buscam abarcar todas suas possíveis necessidades, desde o momento em que chegam ao Refazer ao momento da despedida.

Então, a rotina do Instituto é composta por um conjunto de programas complementares: o Atendimento (ou acolhida), o Programa Prevenir (promoção de saúde e cidadania), o Programa Tijolo (de melhoria das moradias) e a Grife (programa de capacitação e geração de renda).
Para as famílias assistidas, acolhimento é a palavra que resume o trabalho do Instituto Refazer.
A rotina do Instituto é composta por um conjunto de programas complementares.

Repasses

MEDICAMENTOS, ROUPAS E AUXÍLIOS

A partir das instruções dos profissionais do Instituto Fernandes Figueira, as famílias acolhidas passam a receber, mensalmente, os benefícios indicados pelo hospital, como medicamentos, leites especiais, aparelhos respiratórios e cadeiras de roda. Fora as necessidades individuais, todas as famílias assistidas recebem cestas básicas e auxílio transporte para comparecimento aos atendimentos.
Famílias acolhidas que recebem mensalmente os benefícios indicados pelo hospital.

Recreação

AS CRIANÇAS APRENDEM SENTINDO-SE EM CASA

Durante a participação dos pais e responsáveis no programa de prevenção (Prevenir), as crianças e os adolescentes são entretidos com atividades criadas de acordo com o conteúdo das palestras socioeducativas que estão sendo ministradas para os adultos, sempre de forma lúdica, para despertar o interesse e a participação de todos.

Recreação

AS CRIANÇAS APRENDEM SENTINDO-SE EM CASA

Durante a participação dos pais e responsáveis no programa de prevenção (Prevenir), as crianças e os adolescentes são entretidos com atividades criadas de acordo com o conteúdo das palestras socioeducativas que estão sendo ministradas para os adultos, sempre de forma lúdica, para despertar o interesse e a participação de todos.

Musicoterapia

CURA, INSPIRA E LIBERA

Utilizar a música para comunicar, curar, inspirar, liberar e nutrir o processo de descoberta de cada um, resgatando possibilidades sensoriais, afetivas e emocionais. No envolvimento com a música no Refazer, assistidos deixam sua imaginação ir adiante, fazem escolhas e realizam sonhos. O resultado é um aumento significativo da autoestima, o que contribui para a melhoria da saúde emocional e da qualidade de vida dessas famílias.
Programa de musicoterapia para as crianças do Instituto Refazer.
As famílias são estimuladas a caminharem sozinhas e, durante sua estadia no Refazer, auxiliamos nesse caminhar.

Programa Prevenir

EDUCAÇÃO COMO FORMA DE PREVENÇÃO

“Hoje sei de muitas coisas que não fazia ideia que existiam e posso dar uma vida melhor pra minha filha a partir das informações que o Prevenir me traz. Faço de tudo pra não perder uma palestra.”
Um de nossos objetivos é fortalecer as famílias e prepará-las para caminharem sozinhas. O Programa Prevenir oferece palestras com conteúdo socioeducativo voltados para cidadania, prevenção de doenças, fortalecimento da autoestima, educação financeira, entre tantos outros temas que trabalhamos com os responsáveis das crianças e adolescentes assistidos.

O programa acontece mensalmente, junto com o atendimento das famílias e é realizado pela equipe de voluntários do Instituto. Estimula a assimilação natural da informação, o que provoca um efeito multiplicador dos conhecimentos junto às comunidades de origem. É visível o empoderamento gerado pelo conteúdo. Os responsáveis se sentem incluídos e fortalecidos.
Palestra de nosso parceiro Petrobras - Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.
A assistida Carla Fabiana Lima, mãe de Lavínia, de 8 anos, diz que o programa Prevenir mudou a maneira como ela vê o mundo:

“Hoje sei de muitas coisas que não fazia ideia que existiam e posso dar uma vida melhor pra minha filha a partir das informações que o Prevenir me traz. Faço de tudo pra não perder uma palestra.”

Sheila Bastos fala do programa pelo qual é responsável:

“Durante todo o ano, estamos sempre trabalhando os conceitos reduzir, reaproveitar e reciclar, trazendo especialistas para tratar de determinados assuntos, como saúde bucal, postura e relaxamento, hanseníase, economia doméstica, alimentos funcionais etc.”

Programa Tijolo

REESTRUTURA MORADIAS E RELAÇÕES FAMILIARES

Processo de reforma da casa no Programa Tijolo.
As necessidades das crianças e adolescentes assistidos são as mais diversas. Frequentemente, a inadequação das moradias impossibilita uma melhora de sua saúde. Mofo, reboco aparente, falta de saneamento ou espaço para a mobilidade de uma cadeira de rodas são alguns exemplos dos problemas que originaram o Programa Tijolo.

Criado em 2003, o programa reforma as casas que necessitam de alguma alteração, oferecendo melhores condições de saúde para as crianças e os adolescentes assistidos. Assim, toda a família é beneficiada e a relação entre todos se torna mais fluida e leve. Relações melhores, saúde melhor.

Patricia Mesquita Rodrigues, mãe de 5 crianças, entre eles Thiago, de 12 diz agradecer diariamente ao Tijolo.

“Meu filho tem osteogênese imperfeita e, entre outras dificuldades, sua respiração é muito frágil. Antes da reforma da casa, ele tinha crises alérgicas diariamente e muita dificuldade em respirar. A casa não tinha nenhuma janela e todos as crianças acabavam sofrendo.”
Patrícia Mesquita Rodrigues e a nova casa da família.
"O mais importante deste trabalho é que toda a família é beneficiada, podendo usufruir de melhores condições de moradia e conforto.”
Ela conta no 2o andar de sua casa rodeada por janelas, luz natural e brisa constante.

“O Refazer refez tudo na minha vida.”

Segundo a arquiteta responsável pelo programa, Maria Lucia Costa, depois que a reforma termina as famílias ficam mais unidas.

“O mais importante deste trabalho é que toda a família é beneficiada, podendo usufruir de melhores condições de moradia e conforto.”
"O Refazer refez tudo na minha vida."

Grife Refazer

PROMOVE A AUTO ESTIMA E A GERAÇÃO DE RENDA

Grife Refazer.
Damos o peixe, mas fazemos questão de também ensinar a pescar. Assim, garantimos a continuidade do trabalho feito no Refazer mesmo após a despedida das famílias. Uma das maneiras de fazer isso é através da Grife Refazer, um programa de capacitação e geração de renda criado em 2006 para as mães das crianças e adolescentes assistidos.

As mães aprendem a bordar, costurar, fazer crochê e artesanato que se transformam em lindas peças. A Grife também atende a pedidos de empresas e lojas. Voluntárias desenham os produtos que são manufaturados pelas mães em suas próprias casas, facilitando a execução do trabalho e o cuidar das crianças e adolescentes. Com esse trabalho elas ajudam a complementar a renda da família e podem estar perto de seus filhos.

Os produtos podem ser comprados no nosso atelier na rua Hans Staden, 10 C, Botafogo.

O Programa Grife Refazer conta com o patrocínio da ExxonMobil.
O intenso trabalho no Ateliê.
Com esse trabalho elas ajudam a complementar a renda da família e podem estar perto de seus filhos.
A responsável pela Grife é Suely Porto Leite, que acredita que o impacto mais imediato é a geração de renda e a possibilidade de produzir de casa.

“Elas não tem como se inserir no mercado pois, em sua maioria, têm filhos cronicamente doentes.”

Mas Suely destaca também o aumento da auto estima:

“Estamos falando de pessoas que chegam a nós com a auto estima em frangalhos. Saem do programa sabendo que têm capacidade de produzir e de gerar renda para cuidarem de suas famílias. Saem daqui sabendo que são capazes.”