Programas

Saiba como funciona o Instituto Refazer e conheça a estrutura.

Como funciona o Refazer?

Os Programas do Instituto

Atendimento às famílias na sede do Instituto, em Botafogo.
Para o trabalho junto às famílias ser completo e acolhedor, temos programas que buscam abraçar todas suas possíveis necessidades, desde o momento em que chegam ao Refazer ao momento da despedida.

São eles:
• Acolhida
• Atendimento Familiar
• Qualidade de Vida
• Prevenção
• Recreação
• Tijolo
• Abraço
• Carreira
Para as famílias assistidas, acolhimento é a palavra que resume o trabalho do Instituto Refazer.
Para cumprir a sua missão, o Refazer trabalha com oito Programas que norteiam a governança da instituição.

Programa Acolhida

Recebendo de braços abertos

O projeto foi criado a partir da necessidade do Refazer em receber, integrar e acolher os novos assistidos ao seu programa. Visando uma melhor adaptação e participação das famílias das crianças e adolescentes assistidos à nossa rotina institucional, procuramos viabilizar uma articulação entre as famílias assistidas e o Refazer, criando um ambiente de acolhimento humanizado, conforto e aproximação, além de apresentar, de uma forma dinâmica e clara, o trabalho desenvolvido. Começamos assim a conhecer as expectativas, as necessidades, as fragilidades e as potencialidades das famílias que passarão a ser assistidas.
Esse é o primeiro passo para a redução das reinternações hospitalares das crianças e adolescentes assistidos, por meio de ações que visam o entendimento do diagnóstico e tratamento da doença, a reestruturação familiar, a autossustentabilidade e o resgate da cidadania.
A acolhida ocorre conforme o encaminhamento das demandas pelo hospital parceiro e as vagas disponíveis na instituição. As famílias chegam ao Refazer e participam de uma reunião em grupo em que tem o primeiro contato com a equipe e com as demais famílias. São fornecidas cartilhas com os projetos e programas oferecidos pela instituição, dias e horários de funcionamento e história do surgimento do Refazer. 


Acolhida do Instituto Refazer.

Programa Atendimento Familiar

Promovendo cidadania

Os responsáveis pelas crianças assistidas participam do atendimento com as voluntárias, enquanto as crianças e adolescentes presentes brincam na brinquedoteca. Em seguida, os responsáveis são encaminhadas à Assistente Social, a fim de obter orientações a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos, encaminhamentos para benefícios governamentais, cursos gratuitos, inserção ou reinserção no mercado de trabalho etc. É trabalhada a promoção da cidadania, buscando ao longo do atendimento romper vínculos de dependência, estimulando a autonomia de toda a família como detentoras de direitos. Com a família fortalecida, as potencialidades de cada membro são trabalhadas e valorizadas.




Programa Qualidade de Vida

Medicamentos, roupas e auxílios

Os responsáveis pelas crianças assistidas participam do atendimento com as voluntárias, enquanto as crianças e adolescentes presentes brincam na brinquedoteca. Em seguida, os responsáveis são encaminhadas à Assistente Social, a fim de obter orientações a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos, encaminhamentos para benefícios governamentais, cursos gratuitos, inserção ou reinserção no mercado de trabalho etc. É trabalhada a promoção da cidadania, buscando ao longo do atendimento romper vínculos de dependência, estimulando a autonomia de toda a família como detentoras de direitos. Com a família fortalecida, as potencialidades de cada membro são trabalhadas e valorizadas.
Famílias acolhidas que recebem mensalmente os benefícios indicados pelo hospital.
As famílias são estimuladas a caminharem sozinhas e, durante sua estadia no Refazer, auxiliamos nesse caminhar.

Programa Prevenção

Melhorando a qualidade de vida

“Hoje sei de muitas coisas que não fazia ideia que existiam e posso dar uma vida melhor pra minha filha a partir das informações que o Prevenção me traz. Faço de tudo pra não perder uma palestra.”
Um de nossos objetivos é fortalecer as famílias e prepará-las para caminharem sozinhas. O Programa Prevenção oferece palestras com conteúdo socioeducativo voltados para cidadania, prevenção de doenças, fortalecimento da autoestima, educação financeira, entre tantos outros temas que trabalhamos com os responsáveis das crianças e adolescentes assistidos.

O programa acontece mensalmente, junto com o atendimento das famílias e é realizado pela equipe de voluntários do Instituto. Estimula a assimilação natural da informação, o que provoca um efeito multiplicador dos conhecimentos junto às comunidades de origem. É visível o empoderamento gerado pelo conteúdo. Os responsáveis se sentem incluídos e fortalecidos.
Palestra de nossa parceira, a dermatologista Dra. Carolina Presotto.
A assistida Carla Fabiana Lima, mãe de Lavínia, de 8 anos, diz que o programa Prevenção mudou a maneira como ela vê o mundo:

“Hoje sei de muitas coisas que não fazia ideia que existiam e posso dar uma vida melhor pra minha filha a partir das informações que o Prevenção me traz. Faço de tudo pra não perder uma palestra.”

Sheila Bastos fala do programa pelo qual é responsável:

“Durante todo o ano, estamos sempre trabalhando os conceitos reduzir, reaproveitar e reciclar, trazendo especialistas para tratar de determinados assuntos, como saúde bucal, postura e relaxamento, hanseníase, economia doméstica, alimentos funcionais etc.”

Programa Recreação

As crianças aprendem sentindo-se em casa

Este programa tem por objetivo promover atividades lúdicas para as crianças presentes nos dias de atendimento na instituição. Enquanto as mães e os demais membros das famílias participam das palestras do Programa Prevenção, as crianças aproveitam para brincar com recreadores.
Há atividades como musicoterapia, que busca despertar a criatividade e o interesse pela música, ampliando a capacidade de comunicação de nossos assistidos e das demais crianças presentes. Nossa brinquedoteca proporciona às crianças um espaço de entretenimento e lazer. Nossa equipe de voluntários ainda incentiva a leitura, contando histórias com todo o carinho. 


Programa Tijolo

Reestruturando moradias relações familiares

Processo de reforma da casa no Programa Tijolo.
As necessidades das crianças e adolescentes assistidos são as mais diversas. Frequentemente, a inadequação das moradias impossibilita uma melhora de sua saúde. Mofo, reboco aparente, falta de saneamento ou espaço para a mobilidade de uma cadeira de rodas são alguns exemplos dos problemas que originaram o Programa Tijolo.

Criado em 2003, o programa reforma as casas que necessitam de alguma alteração, oferecendo melhores condições de saúde para as crianças e os adolescentes assistidos. Assim, toda a família é beneficiada e a relação entre todos se torna mais fluida e leve. Relações melhores, saúde melhor.

Patricia Mesquita Rodrigues, mãe de 5 crianças, entre eles Thiago, de 12 diz agradecer diariamente ao Tijolo.

“Meu filho tem osteogênese imperfeita e, entre outras dificuldades, sua respiração é muito frágil. Antes da reforma da casa, ele tinha crises alérgicas diariamente e muita dificuldade em respirar. A casa não tinha nenhuma janela e todos as crianças acabavam sofrendo.”
"O mais importante deste trabalho é que toda a família é beneficiada, podendo usufruir de melhores condições de moradia e conforto.”
Ela conta no 2o andar de sua casa rodeada por janelas, luz natural e brisa constante.

“O Refazer refez tudo na minha vida.”

Segundo a arquiteta responsável pelo programa, Maria Lucia Costa, depois que a reforma termina as famílias ficam mais unidas.

“O mais importante deste trabalho é que toda a família é beneficiada, podendo usufruir de melhores condições de moradia e conforto.”
"O Refazer refez tudo na minha vida."

Programa Abraço

Identificando as necessidades da família

O Programa Abraço proporciona um espaço de reflexão, de escuta e de conforto às famílias das crianças e adolescentes assistidos. As famílias são atendidas pela psicóloga e, em um primeiro momento, há uma conversa em grupo, com o objetivo de trocar experiências, fortalecendo umas às outras. É feita uma retrospectiva do mês e das situações, boas ou ruins, que cada família passou. Nessa oportunidade serão identificadas as necessidades de atendimento contínuo, individual ou familiar, que serão encaminhados pelo Serviço Social do Instituto Refazer, ao profissional de psicologia do hospital parceiro (Instituto Fernandes Figueira - IFF), para que o acompanhamento seja direcionado e completo.
Família em atendimento

Programa Carreira

Promovendo autoestima e viabilizando mudanças de vida


A filial Grife Refazer foi fundada em 2006 para atender ao direcionamento estratégico de capacitar e gerar renda para as mães assistidas pelo Refazer.

Passados 10 anos percebeu-se que, devido às patologias graves das crianças assistidas no Refazer, as vagas não eram preenchidas.

Optou-se então por abrirmos vagas para a comunidade, atendendo também a mulheres em risco social.

Capacitar mulheres em risco social e gerar recursos para o Refazer
Em 2013 a petrolífera ExxonMobil passou a patrocinar o projeto, arcando, desde então, com parte dos custos da Grife Refazer. Um grande parceiro que tem, de fato, viabilizado o nosso projeto.

Em 2017, com a crise financeira, a diretoria tomou outra medida: modificou o Estatuto para permitir o uso dos recursos originados nas vendas dos produtos da filial Grife Refazer.

Outra medida foi de caráter estratégico: passamos a denominar Programa Carreira – Grife Refazer que está em fase de elaboração do Plano de Negócio e que mantém a sua vertente social: capacitar mães assistidas pelo Refazer, de outra ONG parceira e de mulheres em risco social oriundas da comunidade.