O Projeto FAPERJ é uma iniciativa que visa trazer soluções inovadoras de design de
serviços e produtos nas interações humanas dentro do ecossistema do Instituto Refazer
Buscamos identificar os aspectos críticos desse atendimento, garantindo que seja mais humano e eficiente, e desenvolvendo jornadas de interação que destacam pontos importantes e críticos.
Além disso, o projeto foca na promoção do brincar, uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil em linguagem, habilidades e sociabilidade. Utilizando métodos de pesquisa de campo, entrevistas com responsáveis e consultas a profissionais da Saúde e Educação, buscamos entender as preferências e limitações das crianças assistidas.
Com base nesses dados, estamos projetando uma tecnologia assistiva inovadora, um produto que facilitará o brincar para essas crianças, promovendo uma experiência mais inclusiva e transformadora. Ao longo desse processo, também procuramos entender como o propósito organizacional do Refazer é percebido e desenvolvido por diferentes áreas, departamentos e stakeholders, assegurando o alinhamento de todos com a missão do Instituto Refazer.
Esses especialistas dedicam-se a investigar profundamente cada aspecto mencionado, contribuindo com seu conhecimento e experiência para melhorar continuamente nossos serviços e a qualidade do atendimento oferecido.
“Entre as crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Refazer, há um grupo com restrições nos movimentos e na cognição, incluindo microcefalia, hidrocefalia e paralisia cerebral. Mesmo com limitações, essas crianças adoram brincar com amigos e familiares. O Refazer oferece um espaço com brinquedos, jogos, pelúcias, livros de colorir e histórias infantis, vindos de doações. No entanto, nem sempre esses materiais são adequados às necessidades dessas crianças, criando barreiras para o uso.”
“O objetivo é obter uma visão completa da cultura interna de serviço dos colaboradores do Refazer, entendendo suas dores, desejos e motivações. Também busca-se compreender as necessidades e expectativas dos assistidos e suas famílias, identificando os pontos críticos que podem impactar a interação com os profissionais e voluntários. Além disso, serão modeladas jornadas de interação dos colaboradores com os usuários dos serviços da ONG, destacando os pontos mais importantes e críticos. Por fim, será analisado como o propósito organizacional é compreendido e desenvolvido por áreas, departamentos e stakeholders.’’
Utilizando métodos de pesquisa de campo, entrevistas com responsáveis e consultas a profissionais da Saúde e Educação, buscamos entender as preferências e limitações das crianças.
Com esses dados, estamos projetando um produto que facilite o brincar para essas crianças.